COMPARTILHE
Reprodução / Vale 7

Baixo marcante, bateria ágil, guitarra distorcida e um vocal agudo que se sobressai à isso tudo (e de vez em quando um tecladista para dar aquele detalhe); o heavy metal é um segmento de rock’n’roll que surgiu no final dos anos 60 simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas que teve sua identidade definida pelos mestres do Black Sabbath.

O Black Sabbath, juntamente com Led Zeppelin e Deep Purple, formam a Tríade do Heavy Metal, sendo consideradas as três primeiras bandas do gênero. São, de fato, as mais influentes e apesar das três terem surgido em 1968, algumas outras bandas americanas e inglesas também fizeram sua contribuição a um dos melhores estilos de rock já criados.

1 – Uriah Heep

Formada em 1969 na Inglaterra, o Uriah Heep é considerado por muitos o “quarto membro da Tríade” e já lançou 25 álbuns de estúdio, sendo sua estréia com Very ‘Eavy… Very ‘Umble, em 1970.

Apesar de não ter feito tanto sucesso comercial como os membros da tríade, a sonoridade do grupo possui fortes elementos de heavy metal, mesmo com diversas composições mais voltadas para o hard rock e o rock progressivo.

Abaixo segue o vídeo da música Nail on The Head, uma das principais da banda:

 

2 – Steppenwolf

Muito além do sucesso Born to be Wild que marcou a trilha sonora de Easy Rider (Sem Destino, no Brasil), o Steppenwolf surgiu em 1967 em Los Angeles e apesar de ter um som mais alegre, sempre mostrou sua veia Heavy Metal em suas músicas e foi a primeira banda de heavy metal a utilizar teclados (que ganharam destaque no gênero com John Lord no Deep Purple e John Paul Jones no Led Zeppelin).

A banda segue em atividade e o único membro da formação original é John Kay, guitarrista e vocalista. Há quem diga que a banda foi a primeira a utilizar a expressão Heavy Metal, pois em um dos trechos de Born to be Wild pode-se ouvir John Kay falando: Heavy Metal Thunder; entretanto, a versão mais aceita é de que um radialista britânico disse “this music sounds like a heavy metal (esta música soa como um metal pesado) ao comentar a transmissão de Whota Lotta Love, do Led Zeppelin.

Tento contribuído com o nome ou não, a contribuição mais importante foi feita e devemos à eles parte da sonoridade do nosso adorado heavy metal:

 

3 – Blue Cheer

Com diversas formações e hiatos ao longo dos anos, o Blue Cheer surgiu em 1966 em São Francisco, na California, e tem como uma de suas marcar a experimentação em diversos gêneros de rock, incluindo o heavy metal.

A banda, que tocava predominantemente num estilo blues/rock, ficou famosa por fazer um cover do clássico Summertime Blues de Eddie Cochran; através desta pode-se perceber os traços do heavy metal, principalmente pelos marcantes graves:

 

4 – Judas Priest

Criada em 1969 em Birmingham na Inglaterra, mesma cidade do Black Sabbath, o Judas Priest ajudou a criar boa parte do estilo heavy metal, com roupas de couro, um som bastante pesado e o marcante vocal de Rob Halford.

Este que vos escreve teve o prazer de assistir uma performance destes gigantes em abril de 2015 em Porto Alegre e eles realmente fazem jus à sua participação no grupo de percursores do heavy metal.

Antes de encerrarmos com o mais famoso clássico do Priest, é importante destacar que esta matéria trata-se do embrião do Heavy Metal (antes dos anos 70) e por isso não citamos nomes sagrados como Metallica, Motörhead, Kiss, Saxon, Alice Cooper, Dio, Iron Maiden, entre tantos outros.

Publicidade
  • Maicon Rosa

    Ótima matéria.