Enfim a época da melhor festa do ano está aí… Festas Juninas ou Julinas, independente de como forem chamadas, o importante é entrarmos no clima, nos divertirmos com amigos e familiares e aproveitar tudo de bom que elas oferecem.

 # ORIGEM & TRADIÇÃO 

Originalmente, há centenas de anos atrás, o que conhecemos por Festa Junina era uma comemoração no Hemisfério Norte das boas colheitas que aconteciam nesta época do ano, alinhadas com a ocorrência do solstício de verão. Com o tempo os cristão associaram esse movimento às celebrações religiosas também do mês Junho (Santo Antônio no dia 13, São João 24 e São Pedro dia 29) e desta forma ele ganhou muito mais espaço e visibilidade no mundo. Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas pelo Brasil, sendo enraizadas no nordeste.

Hoje, essa tradição se espalhou pela cultura do país sempre se adaptando, mas mantendo um pouco de suas raízes, gerando comemorações para todas as idades e ocorrendo, na maioria das vezes, em escolas, associações de moradores, confraternização em empresas, eventos solidários…

# ORGANIZE A SUA 

Entre no espírito e não fique de fora. Pegue essas dicas e crie sua própria festa em casa… 1° passo: Crie um grupo no Whatsapp e chame os amigos, o pessoal do trabalho e aqueles parentes mais animados para curtirem a noite; 2° passo: Monte a lista com as delícias que precisam rolar neste evento (rapaduras, pipoca, quentão, pamonhas, canjica, arroz doce, alguns salgados e todos os tipos de bolos têm tudo a ver com a temática) e organize com os convidados para cada um levar um prato, assim será justo e não pesará no seu bolso e nem no deles… Se acharem ruim, solte aquele famoso “é a crise”; 3° passo: Decore a casa com bandeirinhas feitas de recortes de revistas, balões de papéis, espalhe uns chapéus de palha pendurados na parede, em cima das mesas… Monte uma fogueira, vale ser uma verdadeira no pátio ou uma de EVA e isopor se for dentro de casa… Envolva a criançada para se divertir e participar desses artesanatos mais fáceis, com certeza irão amar; 4° passo final: Prepare uma vestimenta criativa e colorida, com muitas remendas e retalhos, lenços ou gravatas, bigodes ou tranças e capriche no chapéu porque ele é a marca registrada da festa.

Feito, hora de botar em prática, e não esqueça de organizar brincadeiras e jogos para animar e envolver todos os convidados: corrida de ovo na colher, pescaria com pegadinhas/prendas, correio do amor/humor, corrida do Saci… invista na criatividade!!

# NÃO FIQUE DE FORA

Caso ache mais prático, ir a uma festa ao invés de organizá-la também vale muito a pena. Além de se divertir, brincar, você ainda pode voltar pra casa cheio de prêmios super legais que eles geralmente incluem nos jogos (caso não dê azar de ganhar apenas potes e prendedores de roupas rsrs’). Abaixo algumas datas de festas que irão rolar nas próximas semanas pela região para você não ter desculpa para faltar, confira:

| 23/06 ás 21hs | SPUTNIK BAR | Benjamin Constant 420, Gravataí

| 24/06 ás 16hs | SOCIAL KOMBI | Rua Ernesto Fonseca 42, Gravataí

| 24/06 ás 16hs | PAROQUIA SÃO VICENTE DE PAULO | Rua Papa João XXIII, 316, Cachoeirinha

| 24/06 ás 12hs | FESTA SOLIDÁRIA COLÉGIO MARISTA | R Bento Gonçalves 4314, Porto Alegre

| 24/06 ás 11hs | SOGIPA | Praça dos Laureados, Porto Alegre

| 25/06 ás 15hs | PARÓQUIA NSA SRA DE FÁTIMA | Av. Dorival C. L. Oliveira 8069, Gravataí

| 22/07 ás 15hs | COMUNIDADE IECLB | Rua Capão da Canoa 82, Gravataí

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGravataí representada no Miss Bikini em Novo Hamburgo
Próximo artigoHomem é morto na parada 73
Antes de estar aqui no Vale7, me aventurei como newposter e social media do Portal POPLine, que hoje é o site de música mais bem sucedido do país, posteriormente idealizei o blog Diibep também do ramo de entretimento, além de pequenas colaborações em artigos e colunas em alguns websites, buscando sempre estar ligado e atualizado na cultura pop. Como colunista, estarei explorando o lado pop e cultural da região, através de notícias,  resenhas, entrevistas entre outras formas de trazer aos leitores a informação e o conhecimento sobre assuntos que se encaixem na temática.

21 COMENTÁRIOS

  1. Ola tudo bom, bem eu confesso que eu odeio festas juninas e não é por seu ser cristã não mas é q eu n vejo sentindo colocar aquelas roupas horrorosas e danças uma musica nada haver kkkkk Agora a comida é boa kkk adoro maça do amor e pé de moleque só vou nessas festas mesmo para comer hahaha adorei a sua matéria muito bem explicada!!!
    -Beijoss

  2. Gosto muito de maçã do amor e rapadura, vou em todas festas juninas das escolas perto da minha casa kkkkkkkkkkk
    Vou mandar o link pra minha mãe, vai q ela se anima e faz uma.festa junina lá em.casa hahahahah

  3. Olá Diego, tudo bem?
    Eu gosto muito de festa junina, mas não tenho ido em muitas. Entretanto, tentarei aproveitar esse ano. Gostei das dicas, acho que fazer uma festa não é tão difícil quanto pensei…rs.
    Abraços!

  4. Eu nunca fui muito fã das festas juninas, acho legal só não é a minha praia. Adorei o post com as dicas para todos os tipos de gostos. Vou até mandar o link para alguns amigos 🙂

  5. Adoro as festas juninas, como uma boa nordestina…E sem falar nas comidas típicas da época…Adorei o Post. Bjs

  6. Também gosto muito das festas juninas ou julinas! Já dancei muita quadrilha!! Para mim, junho e julho são os meses mais animados por causa das festas.
    Excelentes sugestões!!

  7. Festa Junina me remete imediatamente à minha infância me vestia de caipira e ia todo feliz p/ a escola louco p/ comer cachorro-quente (delícia!) e dançar quadrilha. Boas memórias de infância!

  8. Boas dicas!!
    Vamos colorir nosso local de trabalho, escolas, centros esportivos.
    A Farmacia Do Povo na mv1 já entrou neste clima.
    Vamos alegrar nossa comunidade!!!

  9. Adorei a relação de lugares que terão, se eu não tivesse um compromisso no sábado, certamente iria numa dessas dicas!

  10. Eu tenho um amor enooorme por festa juninas, as comidas tipicas, as danças, as quadrinhas é tudo muito lindo. sou paixonada por essa tradição! <3

  11. Festas junina são sempre divertidas. No trabalho já estamos organizando a nossa, vou aproveitar as dicas.

  12. Festa junina é muito bom é o tempo pra comer as delícias, é uma festa que todos gostam, gostei muito das dicas, pra quem gosta de festa organizar uma festa junina é muito bom, abraços.

  13. Eu amo festas juninas, amei as dicas, farei uma aqui em.casa, cada um leva um prato.. é a crise né? Hahahh

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome