Prefeitura de Gravataí / Divulgação

A Chama Crioula chegou na manhã deste sábado, 19, no Vale do Gravataí. Após cerca de dez dias, os cavalarianos trouxeram o fogo símbolo do tradicionalismo gaúcho até o CTG Aldeia dos Anjos. Os tradicionalistas mostraram a importância do Movimento Farroupilha que neste ano completa 70 anos. O fogo simboliza as mais diversas manifestações das tradições do Rio Grande do Sul.

Anualmente é acendida em um local diferente do Estado que tenha relação com a identidade do gaúcho. Nesse ano, o fogo iniciou em Mostardas, e foi distribuído para as 30 regiões tradicionalistas.
O Comandante dos Cavalheiros da Busca da Chama Crioula no Vale do Gravataí, Marçal Peixoto, realizou uma homenagem ao patrão do CTG Aldeia dos Anjos, Joelso Silva, e aos tradicionalistas que se destacaram durante a cavalgada. “Esses homens são guerreiros buscando manter vivas as tradições do nosso estado“, considera.

O patrono do CTG Aldeia, Valecy Cabeleira Bitello, felicitou os cavalheiros por chegarem ao tradicional CTG que, segundo ele, “é sinônimo de hospitalidade aos tradicionalistas, que deixam um legado de momentos de alegrias e reconhecimento das belezas da nossa cultura“, disse.

O prefeito Marco Alba saudou as entidades tradicionalistas que fizeram parte da jornada até Gravataí, e que realizam a atividade há seis anos no município. “Esse momento representa a luta do povo do Rio Grande com a garra dos cavalheiros, os valores de família, de respeito à terra, além de transmitir aos mais jovens a manutenção da cultura gaúcha que serve de exemplo a todo o país. Esse é um momento de preparação para a Semana Farroupilha, essa chama vai percorrer os CTGs na cidade mantendo acesa o respeito às tradições gaúchas“, afirmou.

Chama Crioula em Gravataí
20 de agosto – CTG Laço da Amizade
22 de agosto – CTG Hotelaria e Piquete Quieto Cavalo
24 de agosto – CTG Laço de Embira
26 de agosto – CTG Rincão da Amizade
28 de agosto – CTG Casa de Cultura de Cachoeirinha
30 de agosto – CTG Guapos da Amizade
01 de Setembro – CTG Sinuelo da Amizade
03 de Setembro – CTG Roda de Carreta
04 de Setembro – CTG Chaleira Preta
06 de Setembro – CTG Rancho da Amizade
08 de Setembro – CTG Carreteiros da Saudade
10 de Setembro – às 10h – CTG Aldeia dos Anjos – Abertura da Semana Farroupilha.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSuspensa greve dos trabalhadores em educação de Gravataí
Próximo artigoDivulgada ações da Semana da Pessoa com Deficiência
Apresentador de rádio nas emissoras da Rede Pampa de Comunicação. @kleriton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome