Prefeitura de Gravataí / Divulgação

A EMEF Santa Rita em Gravataí, realizou nesta semana sua 13º edição do Concurso de Carreteiro. Neste ano, os alunos também estiveram envolvidos em uma gincana gaudéria.

Antes mesmo de entrar na escola já era possível sentir o cheiro do churrasco preparados pelos próprios alunos e, claro, do carreteiro feito na panela de ferro em fogo de chão. Pais e professores apenas supervisionavam, pois os adolescentes devidamente pilchados de prendas e peões, faziam questão de cuidar dos preparos em seus piquetes montados no pátio da escola. Tudo com muita música tradicionalista num ambiente para lá de animado.

Conforme a professora de Português, Edenir Raupp, a organização começa com bastante antecedência. “Desde julho já começamos a nos preparar. Alunos e pais também sem empolgam, por isso o resultado é positivo e gratificante”, explicou.

Em paralelo ao evento foi realizada uma gincana ao longo de toda a semana, com tarefas alusivas ao tradicionalismo, como o preparo de chimarrão, o uso do traje farroupilha e produção de poesias sobre a cultura gaúcha. No encerramento – realizado no dia do concurso, a última atividade foi através de apresentações de danças de alunos do pré ao 5º ano, que deram exemplos de carinho pela tradição gauchesca, expresso ainda mais com a apresentação da Invernada Juvenil do CTG Pialo da Saudade, responsável pelo fechamento da festa.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO Nevoeiro | Série é cancelada após primeira temporada
Próximo artigoOutubro | Séries que Chegam na Netflix
Apresentador de rádio nas emissoras da Rede Pampa de Comunicação. @kleriton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome