“A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, obra de Tabajara Ruas e Elmar Bones ganhará as telas do cinema e será filmado em Gravataí. As primeiras captações serão realizadas em Outubro. Tabajara Ruas, escritor, roteirista e diretor de cinema, Mônica Catalane, diretora de produção, Lucas Ruas, assistente e a fotógrafa Dulce Helfer estiveram no Morro do Itacolomi, na Cascatinha Mato Fino e na Prainha de Morungava.

As gravações começam em outubro, mas iniciamos ainda em junho o planejamento dos locais de instalações”, explicou Mônica. Disse ainda que a escolha por Gravataí deu-se pelas riquezas naturais que impressionam, além da proximidade com a capital que facilita o acesso da equipe de gravação.

O longa acontece no final da revolução federalista de 1893, no Rio Grande do Sul, quando o caudilho maragato Gumercindo Saraiva foi morto numa tocaia. A saga conta a história de capitão Francisco Saraiva, filho de Gumercindo, e de um piquete de cinco cavaleiros em exasperante caçada. O elenco tem confirmado Leonardo Machado no papel do capitão Francisco Saraiva e Murilo Rosa como Ramiro de Oliveira.

A produção executiva e montagem é da jornalista e cineasta Ligia Waper, e tem direção e roteiro de Tabajara Ruas, que tem 12 roteiros de longas e 14 livros publicados no Brasil e traduzidos em 11 países. Com mais de 30 anos de experiência em audiovisual, produziram juntos quatro longas-metragens premiados no Brasil e exterior: “Netto perde sua alma”, o filme gaúcho mais laureado, “Brizola tempos de luta”, “Netto e o domador de cavalos” e “Os Senhores da guerra”.

Gravei uma importante cena de ‘Neto perde sua alma’ em Gravataí. Nesta visita de hoje, pude observar outros cenários que podemos explorar no nosso próximo filme. Daqui algumas semanas, iremos retornar à cidade para dar seqüência ao nosso planejamento de filmagem”, disse Tabajara Ruas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEm Cartaz | Confira as Estreias da Semana
Próximo artigoFascinating Demonstration Matters
Apresentador de rádio nas emissoras da Rede Pampa de Comunicação. @kleriton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome