Duda Homem - Vale7

Gravataí será uma das primeiras cidades do estado e do país a ter seu próprio Plano Diretor Rural. Anunciado durante a 5ª Feira Agrorrural de Gravataí, o Plano começa a ser elaborado com a participação de agricultores e produtores do município.

Nesta semana, foi realizado o primeiro encontro em Morungava que reuniu mais de 130 pessoas para discutir as principais metas e apresentar o projeto à comunidade rural.

No documento, constará todo o zoneamento territorial de Gravataí, as especificidades de cada solo e do clima. “A partir do Plano, será possível otimizar o cultivo das melhores espécies de acordo com as condições de cada região. Isso será muito mais rentável para o produtor e fomentará a economia do setor agrícola para Gravataí“, disse o prefeito, Marco Alba.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social, Caio Rocha, elogiou a iniciativa do governo municipal em elaborar o documento que, segundo ele, acrescenta vantagens de investimentos na cidade, além de beneficiar os produtores. “O ordenamento do uso do espaço territorial fortalece a agricultura familiar, já que cada cultura exige uma condição climática adequada e um solo apropriado. A cada seis hectares estaremos averiguando dados como a topografia do solo, relevo, suas características físicas, químicas, latitude e drenagem“, explicou o secretário Caio Rocha.

O estudo, denominado zoneamento edofoclimático, mapeará todo o território nos próximos 12 meses.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCiclistas pedem melhorias em ciclovias de Gravataí
Próximo artigoFeriado com rodada de muitos gols no Especial de Gravataí
Apresentador de rádio nas emissoras da Rede Pampa de Comunicação. @kleriton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome