Vale do Gravataí, quinta-feira 30 de março de 2017

    Destaque

    Destaque

    Divulgação / Prefeitura

    O Gabinete do Prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier – PSB, foi novamente invadido nesta madrugada (28), na sede da Prefeitura.

    A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, pela assessoria de comunicação do município.

    O caso já está sendo investigado pelo delegado Leonel Baldasso, da 1ª DP de Cachoeirinha.

    Divulgação / Polícia Civil

    A Operação Blecaute da Polícia Civil, que visa desarticular locais que furtam energia, passou por Gravataí e prendeu um empresário na cidade.

    Segundo o delegado Alexandre Fleck, os policiais descobriram, através de técnicos da concessionária de energia elétrica, que a empresa de fabricação de embalagens plásticas tinha débitos superiores a 120 mil reais, sendo que o contrato havia sido rescindido em abril de 2016.

    Na empresa, foram encontrados dois ramais clandestinos ligados diretamente na rede da concessionária, de modo que toda a energia consumida era furtada“, relatou o delegado.

     

    Divulgação / Polícia Civil

    A Polícia Civil prendeu na manhã de hoje (27), em Gravataí, um homem que era um dos principais parceiros do assaltante de carros-forte do Rio Grande Sul, José Carlos dos Santos, o Seco.

    A ação do DENARC ocorreu no bairro Oriçó e culminou com a prisão de um homem de 47 anos, suspeito de ser assaltante de banco e carro forte, membro de organização criminosa atuante na Capital.

    De acordo com o delegado Arthur Raldi, o indivíduo possui diversos antecedentes por crimes de roubos a carros-fortes e instituições bancárias e latrocínios. “Ele também é apontado como um dos líderes de uma organização criminosa que atua fortemente em Porto Alegre e cidades da região metropolitana“, conta o delegado.

    Além de diversos crimes cometidos contra instituições bancárias nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o homem é suspeito de roubo de um avião, o qual transportava malotes bancários, fato este ocorrido no município de Caçador, no meio-oeste catarinense, avião que saia daquele município para a cidade de Curitiba/PR.

    Divulgação / SIMCA

    O pacote de medidas aprovado na Câmara, enviado pelo prefeito Miki Breier (PSB), ainda gera problemas nos serviços públicos, devido a greve dos servidores. Agora, pelo menos cinco servidores entraram em greve de fome e prometem permanecer enquanto o pacote não for retirado.

    Os municipários intensificam também, a partir desta segunda-feira, a coleta de apoios a um abaixo-assinado pela redução dos vencimentos de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores.

    O prefeito entrou em janeiro, não estabeleceu diálogo algum, mandou os 11 projetos para a Câmara, impedindo a discussão e cortando direitos sob alegação de dificuldades financeiras. Então, que eles todos também deem a sua cota de contribuição. Não é justo que só um lado, o mais frágil, seja punido”, advertiu o diretor do Sindicato Médio do Rio Grande do Sul, André Gonzales, referindo-se ao corte dos salários do prefeito, secretários e vereadores. “Estes últimos aprovaram as medidas, precisam também dar exemplo.

    Greve

    A mobilização envolve 3,5 mil servidores, organizados pelo Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (Simca).  Após 20 dias de paralisação, a adesão ao movimento cresce, incluindo todas as áreas da administração municipal, desde médicos, professores e técnicos, entre outras.

    No final da tarde de sexta-feira (24), o movimento se reuniu com a administração municipal. Na ocasião, o presidente do Simca, Guilherme Runge, condicionou o fim de greve à revogação do pacote por Breier. O secretário de Governança e Gestão, Juliano da Paz Carvalho, descartou a retirada das medidas e ainda comunicou que o ponto dos servidores será cortado.

    Programação da Greve
    *Dados do Sindicato dos Municipários

    SEGUNDA, 27/03
    8h Concentração na EMEF Ivo Rech para Regional Norte (haverá saída de ônibus em frente a prefeitura)
    12h Almoço Coletivo
    14h Regional Ponte-concentração no ESF Carlos Wilkens (haverá saída de ônibus em frente a prefeitura)

    TERÇA, 28/03
    8h Concentração na Secretaria Municipal de Saúde
    12h Almoço Coletivo
    14h Concentração na Câmara e reunião com os vereadores
    18h Sessão Ordinária da Câmara

    QUARTA, 29/03
    8h Concentração em frente à prefeitura
    9h Ato público com a comunidade e apoiadores

    QUINTA, 30/03
    ATOS REGIONAIS

    SEXTA, 31/03
    8h Concentração em frente a prefeitura
    10h Ato Público por Memória, Verdade e Justiça
    12h Almoço Coletivo

    José Haag / Divulgação / EC Cruzeiro

    O representante do Vale do Gravataí está classificado para o ‘mata-mata’ do Gauchão.

    Jogando neste domingo, o Cruzeiro venceu o vice-lanterna do Gauchão, o Ypiranga de Erechim por 2 à 0.

    Sander fez uma jogada pela esquerda e cruzou para o centroavante Lucão, que entrou de carrinho e abriu o marcados, aos 31 minutos da etapa complementar.

    O segundo gol, que fechou a conta da partida, foi marcado pelo artilheiro do estrelado, Thiago Alagoano, chutando e colocando no lado esquerdo da meta, aos 45 minutos e decretando o final da partida.

    O estrelado de Cachoeirinha, que manda seus jogos no Vieirão em Gravataí é o quarto colocado da tabela, com 17 pontos. Se a tabela terminasse assim, o Cruzeiro enfrentaria o Juventude na próxima fase.

    A última rodada da fase classificatória, o Cruzeiro enfrenta o Internacional, em local ainda não definido.

     

    A graduação em Psicologia da Faculdade Cesuca é a mais bem avaliada do país de acordo com os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

    O curso recebeu nota máxima (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), com nota contínua 4,0759.

    Apenas 1,1% dos cursos brasileiros avaliados alcançaram o mesmo conceito no CPC, indicador de qualidade que agrega variáveis como a avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, percepções dos acadêmicos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

    Ainda de acordo com o indicador, o curso de Direito da Cesuca foi o quarto mais bem avaliado do Rio Grande do Sul, enquanto Administração e Comércio Exterior ocupam a quinta colocação entre as graduações do estado e Ciências Contábeis a décima.

    Considerando o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as instituições como um todo, a Faculdade Cesuca é a oitava melhor do estado no ranking geral de instituições de ensino superior. Além disso, é a quarta melhor faculdade do RS.

    A graduação em Psicologia foi instituída em 2009 na Cesuca e atualmente conta com aproximadamente 600 alunos matriculados. Para a coordenadora do curso e diretora da área de Ciências Biológicas e da Saúde da instituição, Evanisa Helena Maio de Brum, a nota alcançada resulta de fatores como a excelência humana e técnica do corpo docente, formado integralmente por mestres e doutores que oferecem aos alunos um espaço potencial para a construção de conhecimento e experimentação.

    ** com asscom

    Central de Conteúdo EBC Vale7

    Entre os dias 12 e 14 de abril, acontece a tradicional Feira do Peixe de Gravataí, que este ano chega a 21ª edição.

    O evento ocorrerá simultaneamente na Morada do Vale I na Rua Aldrovando Leão, no Parcão da 79 na Rua Angelino Lorenzi e no Parque dos Anjos na Rua Aristides D’Ávila. O atendimento será das 9h às 21h.

    Durante estes três dias, a população poderá adquirir produtos saudáveis e de qualidade, com preços acessíveis, para consumir na Sexta-feira Santa.
    Os consumidores poderão encontrar uma grande variedade de peixes de água doce e salgada, pães e vinhos, além de hortifrutigranjeiros e artesanatos produzidos no município.

    Divulgação Corsan

    O dia 22 de março é conhecido como Dia Internacional da Água. Diversas atividades são realizadas em todo o mundo. E em Cachoeirinha e Gravataí, não poderia ser diferente: Interrompido o abastecimento.

    Segundo a Corsan, uma intervenção na Papa João XXIII em Cachoeirinha para troca de uma válvula, deixa diversos bairros sem água.

    Os bairros atingidos, são:

    Cachoeirinha – Parque da Matriz, Jardim Atlântico, Monte Carlo, Princesa Isabel, Condomínio Piacenza, Condomínio Villagio Di Venezia, Condomínio Villas Di Vicenza, Ravenna, Firenze, Jardim Colinas, Navegantes, Moradas do Bosque, Jardim do Bosque, Granja Esperança, Túnel Verde, Betânia, Santa Cruz, Vista Alegre, Anair, Chácara das Rosas, Vila Fátima, Jardim dos Estados, Nova Cachoeirinha, Marechal Rondon, Chico Mendes e Canarinho.

    Gravataí – Bom Princípio, Fundos do Bom Fim, Parque Florido, Vila Rica, Elisa, Mundo Novo, Cruzeiro I e II, Central, Santa Fé, Santa Clara, Cohab A e B, Nossa Chácara, São Luiz, Monte Belo, São Jerônimo, São Geraldo, Vila Branca, Vera Cruz, Morada do Vale I, II e III, Garibaldino, Planaltina, Esplanada, Dona Helena, Águas Claras, Jobim, Parque Olinda.

    Divulgação / PC

    Uma ação conjunta realizada nesta terça-feira (21), entre a Delegacia do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial, o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária de Gravataí, prendeu em flagrante proprietário de farmácia em Gravataí, na posse de um revólver calibre 38, municiado e sem numeração aparente, além de um carregador cheio de munições calibre .380.

    Outro indivíduo também foi preso por tráfico de drogas e crime contra saúde pública, por possuir em seu carro, estacionado em frente à farmácia, diversas caixas contendo medicamentos restritos e controlados, sem qualquer documento de procedência.

    Na residência do proprietário da farmácia, franqueada a entrada aos policiais, também foram localizadas diversas munições calibre .380, além de caixas contendo medicamentos restritos e controlados  (tarjas preta e vermelha), sem qualquer indicação de procedência.

     

    O proprietário da farmácia está sendo autuado em flagrante na sede da DECON, pela prática do delito de posse irregular de arma de fogo e de munições de uso permitido. O outro homem está sendo autuado em flagrante por tráfico de drogas e crime contra saúde pública.

     

    O CTG Pialo da Saudade da Cohab A em Gravataí, está entre os 20 pré-selecionados para o Desafio Farroupilha – A dança das invernadas, da RBS TV.

    Agora, após as 20 invernadas escolhidas, até o dia 9 de abril uma votação estará aberta no site do G1RS. Lá, serão computados os votos e os oito mais votados, entre as invernadas adultas ou juvenis, estarão na fase final do reality show do Rio Grande do Sul.

    Para votar, basta acessar o link:

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/interatividade/enquete/2017/3/21/qual-invernada-deve-participar-do-desafio-farroupilha-2017-7dc3b1ce-0e4c-11e7-8b32-06a9320051df.html

    Publicidade