Reprodução / Vale 7

Baixo marcante, bateria ágil, guitarra distorcida e um vocal agudo que se sobressai à isso tudo (e de vez em quando um tecladista para dar aquele detalhe); o heavy metal é um segmento de rock’n’roll que surgiu no final dos anos 60 simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas que teve sua identidade definida pelos mestres do Black Sabbath.

O Black Sabbath, juntamente com Led Zeppelin e Deep Purple, formam a Tríade do Heavy Metal, sendo consideradas as três primeiras bandas do gênero. São, de fato, as mais influentes e apesar das três terem surgido em 1968, algumas outras bandas americanas e inglesas também fizeram sua contribuição a um dos melhores estilos de rock já criados.

1 – Uriah Heep

Formada em 1969 na Inglaterra, o Uriah Heep é considerado por muitos o “quarto membro da Tríade” e já lançou 25 álbuns de estúdio, sendo sua estréia com Very ‘Eavy… Very ‘Umble, em 1970.

Apesar de não ter feito tanto sucesso comercial como os membros da tríade, a sonoridade do grupo possui fortes elementos de heavy metal, mesmo com diversas composições mais voltadas para o hard rock e o rock progressivo.

Abaixo segue o vídeo da música Nail on The Head, uma das principais da banda:

 

2 – Steppenwolf

Muito além do sucesso Born to be Wild que marcou a trilha sonora de Easy Rider (Sem Destino, no Brasil), o Steppenwolf surgiu em 1967 em Los Angeles e apesar de ter um som mais alegre, sempre mostrou sua veia Heavy Metal em suas músicas e foi a primeira banda de heavy metal a utilizar teclados (que ganharam destaque no gênero com John Lord no Deep Purple e John Paul Jones no Led Zeppelin).

A banda segue em atividade e o único membro da formação original é John Kay, guitarrista e vocalista. Há quem diga que a banda foi a primeira a utilizar a expressão Heavy Metal, pois em um dos trechos de Born to be Wild pode-se ouvir John Kay falando: Heavy Metal Thunder; entretanto, a versão mais aceita é de que um radialista britânico disse “this music sounds like a heavy metal (esta música soa como um metal pesado) ao comentar a transmissão de Whota Lotta Love, do Led Zeppelin.

Tento contribuído com o nome ou não, a contribuição mais importante foi feita e devemos à eles parte da sonoridade do nosso adorado heavy metal:

 

3 – Blue Cheer

Com diversas formações e hiatos ao longo dos anos, o Blue Cheer surgiu em 1966 em São Francisco, na California, e tem como uma de suas marcar a experimentação em diversos gêneros de rock, incluindo o heavy metal.

A banda, que tocava predominantemente num estilo blues/rock, ficou famosa por fazer um cover do clássico Summertime Blues de Eddie Cochran; através desta pode-se perceber os traços do heavy metal, principalmente pelos marcantes graves:

 

4 – Judas Priest

Criada em 1969 em Birmingham na Inglaterra, mesma cidade do Black Sabbath, o Judas Priest ajudou a criar boa parte do estilo heavy metal, com roupas de couro, um som bastante pesado e o marcante vocal de Rob Halford.

Este que vos escreve teve o prazer de assistir uma performance destes gigantes em abril de 2015 em Porto Alegre e eles realmente fazem jus à sua participação no grupo de percursores do heavy metal.

Antes de encerrarmos com o mais famoso clássico do Priest, é importante destacar que esta matéria trata-se do embrião do Heavy Metal (antes dos anos 70) e por isso não citamos nomes sagrados como Metallica, Motörhead, Kiss, Saxon, Alice Cooper, Dio, Iron Maiden, entre tantos outros.

FONTEheavymetal
COMPARTILHAR
Artigo anteriorCachoeirinha tem caso confirmado de Dengue
Próximo artigoObras pode afetar abastecimento de água em Gravataí
Um jovem com espírito de velho; apreciador de cervejas geladas, mulheres quentes e charutos cubanos. - As opiniões expressas apresentam o ponto de vista de seus autores e não refletem o posicionamento do Portal Vale7.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome