Reprodução

A partir desta sexta-feira (1), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está disponibilizando à população o E-Título, versão digital do título de eleitor impresso, que pode substituir o documento tradicional nas próximas eleições.

A novidade foi anunciada por Gilmar Mendes, presidente do TSE, sendo acessada por meio do aplicativo móvel gratuito para Android. A versão para iOS deverá ser liberada dentro de dez dias.

Em comparação com o documento impresso, o título de eleitor digital tem algumas vantagens. Uma delas é a exibição de informações sobre a quitação eleitoral, além de dados sobre o cadastramento biométrico e o endereço do local de votação do eleitor, contendo até mesmo um mapa com geolocalização. E quem já fez o seu cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral tem sua foto exibida no aplicativo, atestando sua identidade.

O E-Título também traz um QR Code para ser validado na zona eleitoral no momento da votação. De acordo com o TSE, o documento digital não gerou custos extras para os cofres públicos. Ainda, o documento impresso continuará valendo, mesmo para quem baixar a versão digital.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNovas tecnologias e mais segurança aos leitores do Vale7
Próximo artigoCoral Carlos Bina e Sogil: Parceria completa 18 anos
CEO do GPCCOM.com.br, editor de tecnologia no Portal Vale7. Radialista, locutor publicitário. Profissional de TI há mais de 20 anos. Família, sonhador... há, sonhar e acreditar é um dos seus princípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome