Luiz Chaves/Palácio Piratini / Divulgação

Uma boa notícia para os moradores de Gravataí. Foi contrato de financiamento foi assinado entre a União, que entra com R$ 210,6 milhões, e o Estado, a quem cabe uma contrapartida de R$ 11,4 milhões, provenientes da Corsan. Uma das partes desse acordo, vai para uma nova adutora de abastecimento de água em Gravataí.

O contrato foi assinado pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori e pelo ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, além de outras autoridades.

Sartori disse que, mais uma vez, a união de esforços entre os governos federal, estadual e municipais permite que o Rio Grande do Sul avance nas mudanças estruturais. “Universalizar e melhorar os serviços públicos de água e esgoto é um dever nosso e um grande desafio. Somente 14% da população gaúcha tem esgoto coletado e tratado. Esse número nos envergonha porque significa que, ao longo dos anos, obras necessárias não foram priorizadas. Por isso, eu digo a vocês, especialmente aos prefeitos, porque já fui prefeito. É nosso dever explicar as mudanças para a população, porque ninguém gosta de transtorno. As pessoas precisam entender o objetivo das obras que estão sendo feitas”, afirmou. O governador lembrou que o foco precisa ser sempre o cidadão. “Nós estamos trabalhando pelo futuro que queremos deixar para as próximas gerações. Por um Estado moderno, com serviços eficientes para quem vive lá na ponta”.

O ministro Marun ressaltou a importância do investimento. “Dizem que colocar dinheiro em água, esgoto e saneamento básico não dá voto. Eu sempre ouvi isso. Mas dá saúde. E o nosso governo, assim como o governador Sartori, tem a coragem de fazer o que precisa ser feito”.

Segundo a Corsan, os recursos já estão garantidos e serão liberados durante a execução das obras. A meta da companhia é fazer as licitações – para saber quais empresas vão realizar os serviços – ainda neste semestre e começar os trabalhos na segunda metade do ano.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVerão18 | 110 mil veículos pela Free Way neste final de semana
Próximo artigoTecnologia utilizada na FAB, agora no Corpo de Bombeiros de Gravataí
Apresentador de rádio nas emissoras da Rede Pampa de Comunicação. @kleriton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite um comentário!
Por favor informe seu nome